Dúvidas sobre Fio de Malha ou Trapilho? Vem comigo!

É bem verdade que eu abandonei um pouco o blog ! Mas vamos deixar isso pra lá! Estou de volta e hoje quero dividir com vocês minha experiência com o crochê (minha nova paixão) feito com Fio de Malha. 
Também conhecido como Trapilho, é um fio ecológico, feito das sobras das malharias. O resultado de um crochê desenvolvido com esse fio, são lindas peças, em sua maioria usadas na decoração. 


O meu primeiro projeto foi um tapete pra minha sala. Queria cinza escuro e demorei semanas para encontrar mais de um rolo de fio da mesma cor! Como sobrou malha, aproveitei para fazer um cestão de duas cores, para guardar os barbantes :) 


Dúvidas sobre Fio de Malha ou Trapilho? Vem comigo!


Dúvidas sobre Fio de Malha ou Trapilho? Vem comigo!


Dúvidas sobre Fio de Malha ou Trapilho? Vem comigo!

Adorei o resultado e não parei mais... Fiz outras coisas, como cestinhos organizadores, desses fofos que a gente quer pra decorar e guardar qualquer coisa rs E por aí foi! 

Essa semana, finalizei uma encomenda de uma cliente super querida. Um tapete amarelo de 1,10m. E qual foi a minha surpresa quando terminei o trabalho e vi que o tapete estava com duas cores !!!!!!


Pois é, procurei por muito tempo os fios amarelos, encontrei somente na 25 de Março e mesmo me certificando de que eram da mesma loja e mesmo lote, havia diferença na cor. E não é que o resultado ficou bom?



Então resolvi fazer esse post pra dividir com vocês as partes boas e as ruins de trabalhar com esse fio, bora lá ver?! Ah, e se você puder compartilhar comigo sua experiência com o fio de malha eu vou adorar, é só deixar um comentário.


VANTAGENS
  • As peças feitas com esse fio ficam bem mais firmes do que as feitas com o barbante, por exemplo.
  • A textura é incrível, resultando em trabalhos bonitos e diferenciados.
  • Rende muito! Em pouco tempo você consegue confeccionar lindos trabalhos, quem faz crochê sabe como é importante.
DESVANTAGENS
  • É um fio pesado e grosso. Mesmo com a agulha adequada pode ser difícil de trabalhar. EU tenho desvio na coluna e tendinite rs é tenso!
  • No mesmo rolo o fio pode ter várias espessuras: começa mais fino, termina mais largo...
  • As cores são variadas, e como não é feito de uma produção em série, é muito complicado encontrar mais de um rolo com a mesma cor.
Malha Fio, Euroma e Tear Nobre

O fio da Malha Fio é a do tapete amarelo (foto acima). É bem macio e gostoso de trabalhar, com uma textura mais áspera. O EuroRoma também é macio, só que bem lisinho. Ambos seguem também as vantagens e desvantagens acima citadas. Assim que usa o da Tear Nobre passo aqui pra contar pra vocês tá?! 





 


A primeira vez que vi esse fio, foi ao conhecer o trabalho do Homem na Agulha! Nem preciso falar que adorei né?! Fiz aulas de crochê no Sesc Santo André, com o Thiago, ele é um ótimo professor e dá aulas no Brasil todo, se tiver a oportunidade, aproveite!


A Rose Oliveira - que é fera no crochê e faz trabalhos lindos - do blog Tecendo Artes e Sonhos, fez um vídeo bem legal mostrando a diferença dos fios e das agulhas para esse trabalho, para assistir é só clicar aqui


Outra indicação para quem quer aprender mais sobre peças lindas em crochê com fio de malha é a Mari, do Pra Gente Miúda. Além das lindezas de sempre, ela também faz vários vídeos com passo a passo.


Mais um blog com sugestões lindas em crochê com trapilho: Eu Também Crocheto, da Helena M. Caldas. Aqui você encontra gráfico de quase todas as peças, é só colocar a mão na massa.


DICA: você tem Instagram? Vale procurar os perfis acima, vão te dar muita inspiração e você pode aprender bastante.



SIM!!!!! Eu estou aceitando encomendas. O que eu faço? Artesanatos em Crochê, Ponto Cruz e Costura Criativa, entre em contato pelo e-mail ateliedecoralavida@outlook.com.br, whats app ou pelas redes sociais. Para conhecer mais do meu trabalho acesse o Pinterest.


Bjks e até a próxima !