Ponto cruz na decoração e minha história com o artesanato

Estamos vivendo um momento incrível de resgate do artesanato, da diversidade dos projetos "DIY - Faça Você Mesmo" espalhadas pela internet e da valorização do mundo sustentável. Que notícia boa! 
E sabe o que é melhor? Você pode usar - e abusar de tudo isso para decorar o seu lar e deixá-lo com a sua cara. Já pensou em usar o Ponto Cruz na sua decoração? Inspiração não falta, vem comigo.

A história do Artesanato na Minha Vida 
Eu aprendi ponto cruz com uma grande amiga - a Rosangela, minha afilhada querida - há mais de 10 anos. Foi fácil me apaixonar! Na época eu estava no meio de uma crise de depressão e quis trazer de volta o artesanato pra minha vida. 
Sim, quando criança eu bordava com a minha avó paterna, o bordado livre. Além disso, fazia aula de pintura em tecido com a minha mãe, que era fera no crochê, mas que também adorava aprender novas técnicas e com isso eu vivia cercada de novas artes.
Acredito que o trabalho manual é uma linda forma de mostrarmos a nossa criatividade e os nossos dons, claro com muito amor. É uma super terapia, proporciona concentração ao momento presente, traz alegria para o mundo, resgata a auto estima, aproxima pessoas com essa mesma vibe do bem!
Eu amo bordar! Por isso resolvi trazer pra vocês algumas ideias de como usar o ponto cruz para criar uma decoração autêntica. Essa técnica é uma das formas de ter peças exclusivas e personalizadas na sua decor. Da série - eu que fiz:

ponto cruz


Bastidores

Super em alta, eles são utilizados para prender o tecido e dar firmeza aos bordados, mas recentemente viraram febre na decoração e estão enfeitando muitas paredes por aí. Tanto em ponto cruz (fotos), como em bordado livre dão charme ao ambiente e podem ser combinados com outras técnicas.

Bastidor na decor

Bastidor na decor

Bastidor bordado

Almofadas
Um clássico de artesanato: almofada em ponto cruz. Escolha o tema, as cores, o formato e desenvolva o seu próprio projeto. Nada mais autêntico né!? No Pinterest temos inúmeros gráficos disponíveis com temas variados, com certeza tem algum que é a sua cara!

Almofada em ponto cruz

Almofada em ponto cruz

Almofada em ponto cruz

Quadros
Aqui vale o comentário anterior. Criatividade e gosto pessoal bastam para que você tenha um quadro único e com o tema de sua preferência. O tecido mais indicado para o ponto cruz é o etamine, você pode comprar por metro, e ele já vem com os furinhos para facilitar seu bordado. Aí é só centralizar o trabalho e mãos a obra.

Quadro tema Mario Bros

Quadro ponto cruz

Quadro paisagem

Móveis
Sim, você pode repaginar seus móveis com o ponto cruz, o site Casa de Valentina fez uma matéria com um passo a passo lindo, mas você também pode criar uma forma nova de aplicar a técnica aí na sua casa.

Projeto Casa de Valentina


Adesivos
Não quer se arriscar no bordado? Ok, que tal um adesivo de parede imitando ponto cruz? Basta aplicar para ter esse efeito lindo na parede. Se você gosta da pintura pode arriscar também... faça um esboço do desenho, transfira para a parede e pronto.


Decor de parede

Adesivo de parede

Maxi Ponto Cruz
As artistas de rua Vanessa e Stéphane da AKA Urban x Stich resolveram levar o ponto cruz como arte para as ruas, deu certo. E essa é só uma das formas de usar o maxi ponto cruz. No Brasil, as meninas do Super Zíper fizeram um lindo projeto para o Bazar Ógente.

Projeto Super Zíper

Maxi na decor

UFA! Quanta coisa né? Quer aprender? É fácil, basta um pouco de dedicação e paciência e logo você estará bordando mil coisas. Eu indico as aulas do Wagner Reis, da WR Artes, mas pode pesquisar no Youtube ou me mandar e-mail que terei prazer em ajudar!  Bjks e até breve.